sábado, 21 de abril de 2012

O que é redução de danos?

Posição oficial da Associação Internacional de Redução de Danos (IHRA)


Redução de danos é um conjunto de políticas e práticas cujo objetivo é reduzir os danos associados ao uso de drogas psicoativas em pessoas que não podem ou não querem parar de usar drogas. Por definição, redução de danos foca na prevenção aos danos, ao invés da prevenção do uso de drogas; bem como foca  em pessoas que seguem usando drogas. 

Redução de danos ganhou maior dimensão depois do reconhecimento da ameaça da disseminação do HIV entre e a partir de pessoas que usam drogas. Entretanto medidas similares vinham sendo usadas por mais tempo e em outros contextos para uma série de outras drogas.

Redução de danos complementa outras medidas que visam diminuir o consumo de drogas como um todo. É baseada na compreensão de que muitas pessoas em diversos lugares do mundo seguem usando drogas apesar dos esforços empreendidos para prevenir o início ou o uso contínuo do consumo de drogas. Redução de danos também aceita o fato de que muitas pessoas não conseguem ou não querem parar de usar drogas. 


Acesso a um tratamento adequado para o uso de drogas é importante para pessoas que têm problemas com as drogas, mas muita gente não tem acesso ou não consegue parar de usar. Além do mais, a maioria das pessoas que usam drogas não precisam de tratamento. Existe uma necessidade de prover pessoas que usam drogas com opções que minimizem os riscos de continuarem usando drogas e acabarem causado danos a eles próprios ou a outros. É portanto essencial a existência de informações,  serviços e outras intervenções de redução de danos que ajudem as pessoas a se manter  seguros e saudáveis. Deixar as pessoas 
morrerem ou adoecerem por uma causa evitável, não é uma opção. Muitas pessoas que usam drogas preferem utilizar maneiras informais e “não clínicas” para diminuir seu consumo de drogas ou pelo menos diminuir os riscos associados ao consumo.

Esta curta declaração esclarece quais são as principais características da Redução de Danos. Este documento tem a intenção de abranger toda sorte de drogas psicoativas incluindo drogas controladas, álcool, tabaco e drogas farmacêuticas. As intervenções de redução de danos podem eventualmente ser diferentes para diferentes drogas. Os leitores podem se reportar ao website da Associação Internacional de Redução de Danos (www.ihra.net) para um guia mais detalhado sobre as diversas intervenções de redução de danos.  

Definição: Redução de Danos se refere a políticas, programas e práticas que visam primeiramente reduzir as consequências adversas para a saúde, sociais e econômicas do uso de drogas lícitas e ilícitas, sem necessariamente reduzir o seu consumo. Redução de Danos beneficia pessoas que usam drogas, suas famílias e a comunidade. 

Princípios: As intervenções de redução de danos para drogas são baseadas num forte compromisso com a saúde pública e os direitos humanos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...